sexta-feira, 22 de julho de 2011

TO ENCANTADA PELO CORDEL !!!



Estou apaixonada !!! rsrsrs
Não , não ... apesar de amar o meu marido , a paixão dessa vez é por uma novela que tem me feito ficar grudada no sofá ...CORDEL ENCANTADO .
Oxe , eu fico até avexada que fico falando as coisas desse jeitinho depois que a novela acaba ! Oxenti  !!!
Que novela encantadora ... Num tempo onde tudo que as novelas mostram é violência , morte , sexualidade e traição ... Cordel consegue tornar até o vilão bom de ver .O casalsinho romântico da novela , me faz suspirar , as histórias parecem ter sido tiradas daqueles livros que não conseguimos parar de ler.Tem hora que estou vendo a novela e dá vontade de entrar pro cangaço e salvar a princesa também rsrs.
 Sempre gostei muito de livros  por  imaginar o cenário onde se passava cada história , e essa novela consegue fazer isso , contar a história , porém com o cenário .A explicação?

Literatura de cordel é um tipo de poema popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome originado em Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. No Nordeste do Brasil, o nome foi herdado (embora o povo chame esta manifestação de folheto), mas a tradição do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores..
FONTE : WIKIPÉDIA

Tá vendo?  Tem como não ficar encantado com uma novela que tem origem num trabalho tão belo que é a literatura de cordel? É  um falar arrastaaaado , com um jeitin de quem quer ir ficando ... visse
KKK
Outro motivo que me conquistou na novela é que assim como meu avô paterno e minha mãe , eu queria ter nascido pras bandas de lá ... Sim ... EU QUERIA SER NORDESTINA .Que orgulho eu tenho desse povo sofrido e trabalhador que veio ajudar a construir o Sudeste .Que tem uma culinária tão maravilhosa , que recebe tão bem e tem tanto talento.
Já reparou na abertura da novela?? Você não precisa saber da história , basta ver os desenhos de cordel , que pronto ... tudo" explicadin". O estilo de desenho dessa literatura é muito interessante ...



Como minha paixão pela cultura nordestina não vem de hoje , recomendo aqui um livro que também foi amor a 3ª vista , pois de tão bom , já li 3 vezes ...
O Quinze - RACHEL DE QUEIROZ
Fica a dica !!!

2 comentários:

  1. Oi Nati...

    concordo em tudo que disse.
    essa novela é muito fofa..e as outras estão cada vez piores.

    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. oi mila !!! que bom que gostou !!! bj vou te fazer uma visitinha ...

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR COMENTAR ! SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PRA MIM !